Arthroscopy The Journal of Arthroscopic and Related Surgery

Introdução

O aparecimento de novos instrumentos baseados no radiofreqüência, utilizando energia térmica controlada, abre possibilidades de notícias em cirurgia artroscópica.

Há muitas aplicações cirúrgicas com este tipo de energia, com base na contração térmica das fibras de colágeno com reorganização molecular. No entanto, os resultados dos poucos estudos publicados são contraditórios na literatura e com curto período de seguimento. Usamos este tratamento em pacientes instabilidade crônica do tornozelo e os sintomas não resolvidos com atitudes conservadoras.

Material e métodos

Estudamos 30 pacientes com instabilidade crônica do tornozelo, verificado por avaliação clínica e estresse raios-X (pré-operatório e pós-operatório), 18 homens e 12 mulheres, com idades entre 17 e 37 anos, todos realizando atividade esportiva, com seguimento 3-7 anos. Todos foram operados por via artroscópica (mesmo cirurgião) usando VAPR-T para retrair o ligamento externo com uma sonda monopolar.

Resultados

Os resultados foram avaliados pelo escore AOFAS. Nesta série de 30 tornozelos, 29 tiveram melhoras sintomáticas e objetivas de dor e estabilidade e uma mantida sintomas dolorosos com instabilidade (reoperado com procedimento Bronstrom modificada). O protocolo de avaliação radiológica mostrou valores normais do ângulo externo em 25 pacientes.

Conclusão

Os resultados deste estudo sugerem a significativa útil de radiofreqüência no tratamento artroscópico da instabilidade crônica do tornozelo.