Homenagem a João Pedro Espregueira

Homenagem a João Pedro Espregueira

A Espregueira-Mendes Sports Centre promoveu na sua revista uma página especialmente dedicada à Associação Cães D' Avenida e ao seu 1º Presidente João Pedro Espregueira "PIDAS".

 

 

A memória de Pidas como medalha de uma corrida diferente
Noticia JN Running 30-09-2017

 


Mais de 300 pessoas juntaram-se na Foz do Douro sob a bandeira dos Cães d Avenida para lembrar o seu fundador, João Pedro Espregueira - Pidas -, falecido em dezembro de 2015, após uma corrida.

Faltam cinco para as dez de sábado, dia 24, e a manhã teima em não sair de debaixo do manto de nevoeiro. Está frio, até. Um cão saltita de perna em perna (não as dele), as crianças correm à roda do coreto do Jardim do Passeio Alegre da Foz do Douro, no Porto, por acaso adornado com fitas de Natal (?!), e dezenas de pessoas de t-shirt branca e sapatilhas não olham, sequer, para os relógios. Tagarelam.

Faltam dois minutos, e depois? O Pidas - é por ele que estão ali, quase a tremer - também nunca chegava a horas. Pidas era João Espregueira Mendes, o jovem da Foz que gostava de correr e gostava de ter gente a fazê-lo com ele. E que se lembrou, por isso, de dar um nome a um grupo de amigos que tinha na primeira linha invisível dos estatutos a missão de crescer e multiplicar-se: os Cães dAvenida (há quem diga que cães vem de Jecos, uma equipa de futebol, e que avenida vem da avenida Brasil, pista de treinos de Pidas, daí o nome).

O nome é, pronto, estranho, mas vamos ao que aqui importa. Pidas morreu. E foi um choque para o dito grupo de amigos, que então já ia bem além da centena. Morreu assim, sem avisar, depois de ter terminado um treino solidário com os seus Cães e de ter entregue donativos à Vida Norte. Era Natal, era 2105 e era bem antes do meio de uma vida cuja descrição, asseguram todos os que estão ali, não cabe numa mão cheia de adjetivos.

https://www.jn.pt/desporto/especial/interior/a-memoria-de-pidas-como-medalha-de-uma-corrida-diferente-8809035.html