Prof. Miguel Oliveira vence prémio Jean Leray

Prof. Miguel Oliveira vence prémio Jean Leray

Miguel Oliveira, Investigador Principal do Grupo 3B´s, membro do Laboratório Associado ICVS/3B’s da Universidade do Minho, sediado no Avepark - Caldas das Taipas, foi distinguido com o Prémio Europeu Jean Leray Award 2015.
Miguel Oliveira tem desenvolvido nos últimos 15 anos atividade científica na área do desenvolvimento de biomateriais de origem natural para aplicação em abordagens da engenharia de tecidos e medicina regenerativa, nomeadamente para o tratamento de lesões musculoesqueléticas. Tem também recorrido à aplicação da nanotecnologia e células estaminais para o desenvolvimento de modelos de doença (e.g. osteoartrite e cancro). Como resultado da sua atividade académica, publicou mais de 80 artigos científicos, vários livros, patentes e capítulos de livro. Foi também distinguido pela Fundação Canon em 2005, e mais recentemente com o prémio Investigación Ignacio H. de Larramendi, promovido pela MAPFRE (Espanha). É membro do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem assumido um papel relevante em inúmeros projetos Europeus, Nacionais e Regionais em que o Grupo 3B´s tem estado envolvido. Presentemente, orienta ou co-orienta 18 investigadores.
Este prémio Europeu, atribuído pela Sociedade Europeia de Biomateriais –ESB (http://www.esbiomaterials.eu/), constitui um dos prémios de maior prestigio nesta área do conhecimento, visando reconhecer, incentivar e estimular contribuições científicas mais notáveis de jovens cientistas, na área dos biomateriais. O prémio Jean Leray é atribuído a cientistas com idade inferior a 40 anos e que tenham concluído o doutoramento há menos de 8 anos. Além disso, o investigador tem de ter dado um contributo científico excepcional na área de biomateriais através de estudos em investigação básica, experimental e / ou clínica. Nos trinta anos do prémio, foram distinguidos apenas 22 cientistas, que só foi até hoje atribuído a apenas 2 Portugueses incluindo, o Professor Rui L. Reis, Diretor do Grupo 3b´s.

http://boasnoticias.pt/noticias_biomateriais-investigador-luso-ganha-premio-europeu_22815.html

http://www.guimaraesdigital.com/noticias/59187/cientista-vimaranense-recebe-premio-europeu