Ecografia Geral

 

Ecografia

 
A Ecografia ou Ultra-sonografia (US) é um meio de diagnóstico que utiliza ultra-sons produzidos por uma sonda de alta frequência que se encosta à pele do paciente, obtendo-se assim imagens dinâmicas do interior do corpo humano em tempo real, possibilitando inclusive o estudo do movimento das estruturas corporais. Os ecos emitidos atravessam estruturas de diversa densidade e composição, sofrendo diferentes atenuações com mudanças de fase dos ecos recebidos pela sonda, os quais são interpretados por computação gráfica numa escala de cinzentos que formará a imagem dos órgãos internos e visualizada num ecrã.
 
É um método não invasivo ou minimamente invasivo (caso das ecografias endocavitárias), apresentando a anatomia em imagens seccionais que podem ser adquiridas em qualquer orientação espacial
 

Por não produzir radiação ionizante, como a Radiografia e a Tomografia Computorizada, é um método inócuo e barato para avaliar lesões de partes moles.

  A US é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versáteis, de aplicação relativamente simples e com baixo custo operacional. A partir dos últimos vinte e cinco anos, o desenvolvimento tecnológico transformou esse método num instrumento poderoso de investigação médica dirigida, exigindo treino constante e uma conduta participativa do usuário. Interage e auxilia todas as demais especialidades médicas e cada vez mais firma-se como um dos pilares do diagnóstico médico na actualidade.

 
Realização do exame
 
O exame é realizado numa sala com pouca luz para facilitar a leitura das imagens no ecrã, com o paciente deitado numa marquesa ou sentado (raramente de pé). É também aplicado um gel sobre a pele para permitir a transmissão dos ecos.