Unidade do Joelho

Unidade do Joelho

Coordenadores
Prof. Doutor Espregueira-Mendes
Dr. Alberto Monteiro

O Joelho tem um papel muito importante na locomoção humana e as suas lesões são muito frequentes, nomeadamente, no que diz respeito à prática desportiva.

No início do século XXI a patologia do joelho reveste-se de contornos interessantes para a comunidade médica, enfermagem e paramédica. O desenvolvimento de meios de diagnóstico mais sensíveis e técnicas cirúrgicas pouco invasivas apontam um futuro cada vez mais promissor para as lesões do joelho e do desporto.  
É com base nesta filosofia que a Clínica do Dragão - Espregueira-Mendes Sports Centre lhe disponibiliza uma equipa médica com vasta experiência no joelho, possibilitando assim uma gama de soluções para as diversas patologias que afectam esta articulação.
A unidade do joelho da Clínica do Dragão - Espregueira-Mendes Sports Centre publica, em revistas internacionais, artigos de investigação clínica na área do joelho, sendo reconhecida internacionalmente como uma instituição de referência no diagnóstico e tratamento da patologia desta articulação. Colaborou nos avanços,radiológicos de ultima geração com o Porto Knee Testing Device para avaliação das lesões ligamentares na RM ou na utilização tratamentos biológicos tais como a viscosuplementação, factores de crescimento, stemcells, colagénio entre outros.
Somos também um centro oficial da Sociedade Europeia Traumatologia Desportiva Cirurgia do Joelho e Artroscopia (ESSKA) e da Sociedade Mundial de Artroscopia Cirurgia do Joelho e Medicina Desportiva (ISAKOS).  
 
 
 

Lesões da Cartilagem

A Clínica Espregueira Mendes recorre a tratamentos biológicos de ultima geração, colocamos ao seu dispor um vasto leque de opções cirúrgicas e não cirúrgicas para o tratamento da artrose.
Ao longo dos anos publicamos artigos científicos internacionais utilizando técnicas inovadoras minimamente invasivas tais como o enxerto de cartilagem "GUT", um enxerto de cartilagem inventado pela Clínica Espregueira Mendes com riscos de morbilidade praticamente nulos e com elevada taxa de sucesso na reparação cirúrgica das lesões osteoarticulares.


(ler +)
Lesões dos Ligamentos Cruzados

Quando este ligamento está roto, a articulação perde a sua estabilidade e, consequentemente provoca falhas do joelho levando à destruição da cartilagem articular e da superficie meniscal.
O ligamento cruzado anterior é o principal estabilizador do joelho. Quando se rompe, deverá ser efectuada uma reparação e/ou reconstrução que se forem bem sucedidas e combinadas com uma excelente técnica cirúrgica e reabilitação, permitem ao doente obter excelentes resultados.



(ler +)
Lesões do Menisco

A rotura do menisco é uma lesão comum no joelho. Cada joelho tem dois meniscos.
Uma laceração do menisco pode ser dolorosa e debilitante. As roturas do menisco são comuns em desportos de contacto, como o futebol, assim como desportos sem contato que exigem saltos e mudanças de direcção.



(ler +)
Luxação da Rótula

A dor fémuro patelar resulta geralmente da conjugação de diversos factores tais como desequilíbrios musculares, alterações ao nível da cartilagem articular da tróclea fémural ou da rótula, traumatismos articulares, alterações anatómicas entre outras.

 


(ler +)
Ligamentos Colaterais

Os ligamentos colaterais do joelho são ligamentos existentes na zona lateral do joelho e servem como estabilizadores laterais do joelho.

Existem dois ligamentos, o ligamento colateral medial situado na zona interna do joelho e o ligamento colateral lateral situado da zona externa do joelho.

Porque a articulação do joelho depende apenas desses ligamentos e músculos para a sua estabilização, qualquer contato direto com o joelho ou a contração do músculo duro - como mudar de direção rapidamente durante a execução - pode ferir um ligamento do joelho.


(ler +)
PORTO KNEE TESTING DEVICE
Viscossuplementação
Video Cirurgia