Lesões dos Ligamentos Cruzados

O ligamento cruzado anterior estabiliza o joelho para que este efectue o seu movimento normal. Quando este ligamento está roto, a articulação perde a sua estabilidade e, consequentemente provoca falhas do joelho levando à destruição da cartilagem articular e da superficie meniscal.
No entanto, novos procedimentos cirúrgicos têm sido implementados no tratamento desta lesão, os quais proporcionam ao doente, um regresso precoce à prática desportiva.

A lesão do ligamento cruzado anterior é muito comum na articulação do joelho (este ligamento é crucial para estabilizar o joelho nos movimentos de rotação). 
O ligamento possui um suprimento vascular pobre e tem uma capacidade limitada para curar as roturas. 
Quando se verifica a ruptura completa do ligamento, ocorre sangramento no joelho, motivo pelo qual acontece o inchaço. Uma vez rompido o ligamento, o joelho normalmente torna-se instável. Com a crescente instabilidade, a pressão ao longo da parte superior da tíbia aumenta, as superficies meniscais rasgam-se e a cartilagem articular destrói-se. Esta erosão é denominada como artrose e o doente sente dor, particularmente, quando sobe escadas, corre ou salta. 
Os atletas têm uma maior probabilidade de sofrerem danos numa ou mais estruturas importantes dentro da cartilagem articular e até sofrerem de uma artrose progressiva.

No diagnóstico da rotura do ligamento cruzado anterior é importantissima a avaliação imagiológica através de ressonãncia magnética, neste campo a Clínica do Dragão - Espregueira-Mendes Sports Centre desenvolveu o unico equipamento em Portugal capaz de quantificar com exatidão dentro da ressonância magnética a quantidade de instabilidade existente na articulação chamado Porto Knee Testing Device. Esta avaliação é decisiva para a escolha da abordagem que seja ela cirúrgica ou não cirúrgica. O estudo da instabilidade do joelho com o Porto Knee Testing Device premiou a Clínica do Dragão - Espregueira-Mendes Sports Centre com o Prémio Bes Inovação na categoria de dispositivos médicos.

Marque já a sua avaliação!

 

Prevenção
Após uma cirurgia ligamentar e, para se evitar novas lesões, deverá ser realizado um programa de reabilitação que vise o reforço dos músculos que rodeiam o joelho que funcionam como amortecedores e estabilizadores. No entanto, deve-se ter em consideração que nenhum programa reduz, definitivamente, a possibilidade de re-ruptura.

A clínica do Dragão - Espregueira-Mendes Sports Centre têm um programa de prevenção validado internacionalmente para prevenir lesões desportivas. A utilização deste programa pode diminuir o risco de lesões em 50%. 
O ligamento cruzado anterior é o principal estabilizador do joelho, quando se rompe, deverá ser efectuada uma reparação e/ou reconstrução que se forem bem sucedidas e combinadas com uma excelente técnica cirúrgica e reabilitação, permitem ao doente obter excelentes resultados.



Anatomia

 

Lesão do Ligamento Cruzado anterior 

 Anterior Crutiate Ligament Partial Lesion  Anterior Crutiate Ligament Rupture Anterior Crutiate Ligament Recontructed 

 

Prof. Doutor Espregueira-Mendes Director Clínico da Clínica do Dragão - Espregueira-Mendes Sports Centre fala sobre as lesões do ligamento cruzado anterior

 

  



Reconstrução Artroscópica do Ligamento Cruzado Anterior

PORTO KNEE TESTING DEVICE
Fisioterapia
MEDICINA E TRAUMATOLOGIA DESPORTIVA