90 anos > Conhecer
Memórias a recordar

Clínica do Dragão Espregueira-Mendes Sports Centre

Este ano comemoramos os 90 anos da Espregueira-Mendes Sports Centre!
FIFA Medical Centre Of Excellence

Em fevereiro de 2013, a Clínica do Dragão – Espregueira-Mendes Sports Centre – FIFA Medical Centre of Excellence, sob a coordenação clínica do Prof. Doutor João Espregueira-Mendes, foi a 1ª clínica na Península Ibérica a receber o Certificado de Centro Médico de Excelência da FIFA, tendo superado a concorrência de uma unidade de Madrid e outra de Barcelona que tentaram ser as primeiras a alcançar esta distinção a nível ibérico (única em Portugal).

3B´s Research Group

O Grupo 3B´s dedica-se à investigação e desenvolvimento na área de engenharia de tecidos e medicina regenerativa.

ISAKOS - International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine

O percurso do Prof. Doutor Espregueira-Mendes, na direção da ISAKOS, começou em 2001 quando foi convidado para o Education Commitee. 

ACL Study Group

O ACL Study Group é um grupo formado por conceituados ortopedistas mundiais que se dedicam à investigação da patologia do ligamento cruzado anterior.

Presidência da European Society of Sports Traumatology, Knee Surgery & Arthroscopy

Em 2008 durante o congresso da sociedade europeia realizado no Porto, João Duarte Espregueira-Mendes foi eleito para 2º vice presidente da sociedade e foi presidente de 2012 a 2014.

ESSKA – European Society of Sports Traumatology, Knee Surgery & Arthroscopy

O percurso oficial nas actividades da  ESSKA iniciou-se no congresso de londres no ano 2000 depois de ter sido eleito Member at Large em representação de Portugal.

Clínica do Dragão

A Saúde Atlântica – Clínica do Dragão é um projeto iniciado pelo Prof. Doutor Espregueira-Mendes iniciado em parceria com o Grupo Sonae. Esta clínica com aproximadamente 2000 metros quadrados, com todas as especialidades médicas e com a particularidade de se encontrar no interior do estádio do dragão.

Presidência Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia

Prof. Doutor Espregueira-Mendes é sócio fundador da Associação Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia (APAT), mais tarde designada por Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia (SPAT). Ocupou vários cargos na direção desta sociedade.

Foi eleito presidente da SPAT para o quadriénio de 2004 a 2008.

Professor Convidado Universidade do Minho

Em novembro de 2005, foi contratado pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, atualmente Escola de Medicina, como Professor Associado Convidado, responsável pela regência da Ortopedia e Traumatologia.

 

Hospital São Sebastião

Em outubro de 1998, concorreu para a Direção do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do H. S. Sebastião. Foi nomeado Diretor de Serviço e criou de raíz o Serviço de Ortopedia do H. S. Sebastião, inserido num novo modelo de gestão dos hospitais públicos com responsabilização dos diretores de serviço por um contrato-programa anual.
O serviço iniciou a sua actividade com a inauguração do Hospital de S. Sebastião, em 4 de Janeiro de 1999.

Doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

A 20 de Julho de 1995 João Duarte Espregueira Mendes defende a sua tese de doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com o tema “Lesões Crónicas do Ligamento Cruzado anterior”. Esta tese foi orientada pelo Prof. Doutor José Oliveira, este trabalho resultou de investigação realizada sobre patologia do ligamento cruzado anterior, incluindo trabalhos experimentais realizados no coelho . Foi aprovado com Unanimidade, Distinção e Louvor.

Mayo Clinic - Rochester – EUA

Durante o internato, João Duarte Espregueira-Mendes propôs-se realizar uma pós-graduação numa unidade americana de referência em ortopedia e traumatologia.

Internato de Ortopedia

Em julho de 1988, vence o concurso para uma vaga de Assistente de Ortopedia na Faculdade de Medicina de Porto, continuando o internato complementar de ortopedia no Hospital de São João, dirigido pelo Prof. Doutor Carlos Lima. 

João Duarte Espregueira Mendes

João Duarte Espregueira Mendes licenciou-se em Medicina em 1985, na Universidade do Porto.
No 3º ano do curso, é convidado pelo Prof. Doutor Sousa Pinto e pelo Prof. Doutor Pinto Machado para monitor de Anatomia.

Prémio Dr. João Manuel Espregueira - Mendes

A Secção de Patologia do Joelho instituiu em 1997 um prémio, para galardoar o melhor trabalho científico na área da anatomia e fisiopatologia do joelho, com o objectivo de estimular e melhorar a qualidade da produção científica nacional nessa área. 

Medalha de Ouro da Câmara Municipal do Porto

No dia 14 de fevereiro de 1998, foi atribuído a titulo póstumo ao Dr. João Manuel Espregueira Mendes, a medalha de ouro da cidade do Porto. Esta medalha foi entregue ao seu filho João Duarte Espregueira-Mendes.

Torre da Humanidade

A Torre da Humanidade tem 5 metros que contém radiografias do Dr. João Manuel Espregueira Mendes, tendo sido desenhada pelo Prof. Doutor António Joaquim de Almeida, a pedido da Câmara do Porto, como forma de homenagear o médico pelos serviços prestados à cidade.

Dragão de Honra Futebol Clube do Porto

A distinção de Dragão de Honra do Futebol Clube do Porto foi atribuída ao Dr. João Manuel Espregueira Mendes a titulo póstumo.
Esta homenagem foi feita no decorrer do Congresso de Medicina Desportiva, organizado pelo Instituto do Desporto do FC Porto.

Dragão de Ouro do Futebol Clube do Porto

Na 1ª edição de atribuição do Dragão de Ouro do Futebol Clube do Porto. Foi galardoado o Dr. João Manuel Espregueira Mendes.

Consultório Rua de Camões

Em setembro de 1986, João Manuel Espregueira Mendes, conjuntamente com o seu filho João Duarte Espregueira Mendes, abriu a primeira Clínica Espregueira Mendes na Rua de Camões, perto do Hospital Santa Maria, no Porto.

Futebol Clube do Porto

Desde 1977, João Manuel Espregueira Mendes operou centenas de atletas de alta competição.

Destacou-se no tratamento das lesões desportivas do joelho, prestando apoio e operando todos os atletas do Futebol Clube do Porto, sendo que a partir de 1979, atletas de todo o país e alguns estrangeiros recorreram aos seus serviços.

Era considerado o Homem dos 1000 joelhos, revolucionou a forma como na altura se operavam as lesões do ligamento cruzado anterior.

1ª Jornada de Medicina Desportiva no Futebol

Em 1982, João Manuel Espregueira Mendes organizou, conjuntamente com o Dr. Domingos Gomes e com o Departamento Médico do Futebol Clube do Porto, a 1ª Reunião de Medicina Desportiva no Futebol realizada em Portugal.

Hospital Santa Maria - Porto

Desde 1962, o Dr. João Manuel Espregueira-Mendes realizou a sua atividade cirúrgica privada, no Hospital de Santa Maria no Porto.

Neste Hospital, operou juntamente com a sua equipa, todos os seus pacientes, tendo tido um grande sucesso e fazendo com que este hospital fosse considerado pela imprensa nacional como o “Lar dos Atletas”.

Hospital Cochin de Paris

Desde novembro de 1967 a março de 1968, estagiou como bolseiro do Instituto de Alta Cultura, na Clinique Chirurgicale Orthopédique et Reperatrice de l Hopital Cochin de Paris, sob a direção do Prof. Doutor Robert Merle dAubignê. Nesse serviço, teve a oportunidade de participar nas discussões sobre o tratamento de doentes, assistindo a consultas externas, bem como, a intervenções cirúrgicas, reuniões de serviço e conferências.

Hospital São João

Após o seu regresso de Angola em 1965, João Manuel Espregueira-Mendes retomou as suas funções no Serviço de Ortopedia sob a direção do Prof. Doutor Carlos Lima.

Hospital Militar de Luanda

Em abril de 1963, João Manuel Espregueira Mendes foi enviado para a região militar de Angola, onde permaneceu até maio de 1965.

Nesse período, dedicou-se exclusivamente à Ortopedia e Traumatologia, tendo oportunidade de aumentar substancialmente a sua experiência cirúrgica, dada a múltipla e variada patologia com que contactou.

Hospital de Viana do Castelo

João Manuel Espregueira Mendes foi director do serviço de ortopedia do Hospital de Viana do Castelo entre Junho de 1962 e Agosto de 1975, primeiro por nomeação da Mesa administrativa da Misericórdia, enquanto este pertenceu a essa instituição, e, mais tarde por nomeação do Ministério da Saúde quando passou a Hospital Distrital ( diário do governo nº182, 2ª série de 11 de Agosto de 1970). 

Hospital Maria Pia

Em Outubro de 1960, João Manuel Espregueira Mendes, em paralelo com a sua atividade cirúrgica no Hospital São João, iniciou simultaneamente funções no serviço de ortopedia do Hospital de Crianças Maria Pia, também dirigido pelo Prof. Doutor Carlos Lima, onde permaneceu até 1963.

João Manuel Espregueira Mendes

 

João Manuel Espregueira Mendes licenciou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1958. 

Tese de Doutoramento de João de Espregueira Mendes

Tese de Doutoramento de João de Espregueira Mendes - Faculdade de Medicina do Porto – Hospital de Santo António.

Caricatura

Depois de perder um ano a redigir versos, João de Espregueira-Mendes, na altura em Bolonha, escreve ao seu pai Roberto Rodrigues Mendes a informá-lo que pretende mudar de especialidade.

Consultório Rua Cândido dos Reis

No emblemático prédio situado no número 100 da Rua Cândido dos Reis, construído pelo Arquiteto Marques da Silva, autor do Teatro São João, da Estação de São Bento e de muitos outros importantes monumentos da cidade do Porto, João de Espregueira-Mendes estabeleceu o seu primeiro consultório. 

Lar Luísa Canavarro – Antigo Abrigo Maternal João de Espregueira Mendes

No dia 13 de janeiro de 1955, o Dr. João de Espregueira Mendes assumiu poderes como Presidente da Junta de Província do Douro Litoral, ficando responsável pelos serviços de Cultura e Assistência Materno-Infantil. 

Milagre de São João de Brito em doente de João de Espregueira Mendes

3º e último filho de D. Salvador Pereira de Brito e Dona Brites Pereira, João nasceu em Lisboa no dia 1 de março de 1647.
Com a morte de seu pai (enviado para o Brasil como governador do Rio de Janeiro, por D. João IV), João foi para a corte com apenas 9 anos, na qualidade de pajem do infante D. Pedro.

SPOT

De 1960 a 1961, João de Espregueira Mendes ocupou o cargo de Presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, tendo sido o 3º Presidente desta Sociedade.

Câmara Municipal do Porto

João de Espregueira Mendes, natural da freguesia de Santa Maria Maior - Viana do Castelo, licenciou-se em medicina e especializou-se em ortopedia, tendo sido um dos médicos mais reconhecidos da cidade do Porto.

Maternidade Julio Dinis

João de Espregueira Mendes teve uma intensa atividade social e política, tendo sido uma personalidade marcante da cidade do Porto entre os anos 40 e 60 e exerceu vários cargos públicos, entre os quais, Presidente da Junta Provincial do Douro e Presidente da Junta Distrital do Porto.

Hospital Geral de Santo António

O Doutor João Espregueira-Mendes desempenhou ao longo de anos as funções de Encarregado do Curso de Ortopedia, terminando a sua atividade docente por volta do ano de 1956.

Instituto Ortopédico Rizzoli

A história do Instituto Ortopédico Rizzoli, fundado em 1896, em Bolonha, Itália, confunde-se, desde o início, com a história da Ortopedia e Traumatologia mundial, graças ao trabalho dos primeiros diretores, Alessandro Codivilla e Vittorio Putti. Alessandro Codivilla (1861-1912), considerado o fundador da ortopedia moderna em Itália, foi diretor do Rizzoli desde 1899.

João de Espregueira-Mendes

1900-1962

A Ortopedia Espregueira-Mendes faz 90 anos!
Tudo começa em 1926, quando João de Espregueira-Mendes regressa de estágio com o famoso ortopedista Vittorio Putti, no Instituto Rizolli em Bolonha, que o convence a trocar Ginecologia pela nova especialidade de Ortopedia.